Mais 3 tendências de marketing digital para 2016

mais-tendencias-marketing-digital.jpg

Dando continuidade à nossa última publicação, hoje trazemos mais 3 tendências para o marketing digital no próximo ano.

Relembrando, as tendências de que falamos na post anterior foram:

1. Pequenas e médias empresas mais adeptas do marketing digital;

2. Marketing de conteúdo ainda mais utilizado;

3. Remarketing - ou retargeting - mais eficaz;

Continuando:

4. Links patrocinados

Devido a vantagens como alto nível de segmentação, melhor aproveitamento de recursos financeiros e facilidade de testes e otimização, os links patrocinados serão outra grande tendência em 2016.

Com a expansão do Facebook nesse mercado, os profissionais de marketing terão à sua disposição duas alternativas ainda mais competitivas para o próximo ano: o Google AdWords e o Facebook Ads.

Os anúncios do Google estão com recursos ainda mais aprimorados, como o nível de segmentação. No caso do Brasil, soma-se a essa vantagem a redução nos custos para veicular anúncios motivada pela crise que impactou também a demanda pela publicidade online.

5. Mobile marketing

Em várias das nossas publicações ao longo do ano, citamos a importância de preparar suas ações de marketing para dispositivos móveis. Com o crescente aumento de smartphones e tablets, a tendência de mobile marketing torna-se ainda mais forte em 2016.

Os sites que não estiverem preparados para essa mudança poderão ter perdas consideráveis de acesso, devido inclusive a uma piora no posicionamento nos resultados de busca, punição que o Google estipulou para páginas não responsivas.

Nesse caso, seu site pode ter uma versão mobile ou um design responsivo - um app também é uma opção complementar muito interessante. O que vale é oferecer uma experiência de navegação agradável aos usuários que estão visitando sua página desde um smartphone ou tablet.

6. Redes sociais

Mais uma vez, com o aumento do número de dispositivos móveis no Brasil em 2016, a tendência é que mais usuários estejam ativos nas redes sociais. Essa relação é simples considerando que atualmente mais de 76% dos usuários do Twitter e mais de 70% dos usuários do Facebook acessam essas redes a partir de smartphones ou tablets.

Outra tendência forte para as redes sociais é a integração ainda maior com plataformas de e-commerce, com destaque para o lançamento do botão "comprar", previsto para 2016 no caso de Twitter, Facebook e Instagram.

Hoje você conferiu mais 3 tendências para ajudá-lo no planejamento das suas estratégias de marketing digital. Continue acompanhando o nosso blog!