Últimas 3 tendências do marketing digital em 2016

tendencias-marketing-digital-2016.jpg

Para finalizar a série de tendências que você precisa conhecer para planejar e ter sucesso em suas campanhas de marketing digital em 2016, apresentamos mais 3 temas em que você deve ficar de olho no próximo ano.

Relembrando, no primeiro texto, falamos de tendências sobre pequenas e médias empresas, marketing de conteúdo e remarketing, enquanto, na segunda publicação, escrevemos sobre os rumos da área em links patrocinados, mobile marketing e redes sociais. Na sequência, você confere:

7. E-mail marketing

Em 2016, as campanhas de e-mail marketing estarão mais segmentadas. Portanto, se você utiliza esse recurso para se comunicar de forma padronizada com seus leads, passará a usá-lo como mais uma ferramenta de marketing de relacionamento.

Além disso, para atender a outra tendência do próximo ano, o mobile marketing, você deverá também se atentar em criar peças publicitárias adaptadas para a prática de e-mail marketing responsivo.

8. SEO

As citações nas redes sociais continuarão a impactar fortemente as práticas de SEO, que será uma tendência de marketing digital ainda mais abrangente em 2016.

Serão destaque em SEO a resposta de usuário (em que o Google avalia o comportamento de um visitante dentro de uma página), o link building (que visa obter links de outros sites, aumentando a relevância de uma página nos mecanismos de busca) e o conteúdo orientado para dispositivos móveis.

9. Big Data

O volume de informação ao qual temos acesso está se tornando cada vez maior - e o Big Data terá ainda mais relevância nas estratégias de marketing online no próximo ano. Para transformar esse volume de dados em conhecimento, os profissionais de marketing usarão mais recursos de web analytics.

Como uma das ferramentas mais populares para esse fim, o Google Analytics evoluiu suas funcionalidades, possibilitando acessar informações mais detalhadas sobre as visitas a páginas e resultados de campanhas de marketing digital. Soma-se ainda ao recurso o uso mais frequente de plataformas de inteligência artificial.

Finalizamos assim nossa série de tendências de marketing digital em 2016, inspirados em publicação do pessoal da Academia do Marketing. Até a próxima publicação!