4 dicas de social media para Facebook no carnaval

social-media-carnaval.jpg

Se é carnaval, as pessoas estão nos blocos, no sambódromo, nos clubes... e no Facebook!

Para se ter uma ideia, em 2014, o carnaval gerou 125 milhões de interações no Facebook, cinco vezes mais que o Oscar, realizado uma semana antes e que originou em todo o mundo 25 milhões de comentários, curtidas e recomendações.

Sem dúvida, essa é uma época de grandes oportunidades para a sua empresa na rede! Para focar no que realmente gera resultados, veja nossas dicas de social media para aproveitar todo o potencial do Facebook em promover sua marca neste carnaval:

1. Gere conteúdo para dispositivos móveis

No carnaval de 2015, a produção de conteúdo no Facebook através de dispositivos móveis cresceu 2,4 vezes em comparação aos dois anos anteriores da festa. No ano passado, cerca de 46 milhões de brasileiros acessaram a rede diariamente, realizando 43% das ações durante o carnaval via mobile.

Por isso, se quiser que sua marca seja lembrada durante os dias de folia no Facebook, concentre-se em direcionar suas estratégias e criar conteúdo simples e direto para as pessoas que acessam a rede social de dispositivos móveis.

2. Publique fotos

Fotos são o conteúdo simples de que acabamos de falar. Segundo dados de 2015 do Facebook, a publicação de fotos aumentou 28% durante o carnaval, em relação à semana anterior ao feriado. Portanto, capriche na publicação de fotos acompanhadas de frases curtas.

 3. Use termos em alta

Em 2014, o termo "carnaval" esteve em mais de 60% das menções no Facebook durante o evento, sendo o restante termos como "escola de samba", "samba-enredo", "carro alegórico", "rainha da bateria" e "desfile".   

Além desses, "praia" e "feriado" também foram alguns dos termos mais mencionados no Facebook durante o carnaval de 2013 e 2014. Essas expressões mais genéricas que as anteriores sugerem o que as pessoas querem ver e, assim, que tipos de campanhas e estratégias você deve criar.

4. Alcance o seu público

Segundo o Facebook, em 2014, 28 milhões de usuários, 34% do seu público no Brasil, publicaram posts, fotos, vídeos ou curtiram posts sobre o carnaval. Para você ter uma ideia do perfil do público que pode alcançar neste carnaval, veja o ranking de acesso à rede durante os dias de festa naquele mesmo ano:

1) Mulheres de 25-34 anos

2) Mulheres de 18-24 anos

3) Homens de 18-24 anos

4) Homens de 25-34 anos

5) Mulheres de 35-44 anos

Pronto para fazer a sua marca cair na folia? Bom carnaval e até a próxima publicação!