5 conselhos para quem vai começar um negócio

open-abrir-negocio.jpg

Começar um novo negócio é um desafio. Afinal, qualquer decisão errada que você tomar pode custar recursos valiosos, que são o seu tempo e dinheiro. Pensando nisso, apresentamos 5 conselhos para você acertar nas suas decisões como empreendedor. Confira: 

1. Selecione bem o seu mercado

Antes de definir o mercado em que você atuará, pesquise sobre o tamanho, a fatia dele que você poderá atender e principalmente o poder de compra do seu público. Afinal, não adianta ter um produto incrível para um mercado que não pode comprá-lo.

2. Acompanhe, mas não imite a concorrência

Você deve acompanhar as ações dos concorrentes e se inspirar com os cases de sucesso deles. Essa é uma prática não apenas recomendável, mas necessária para atualizar sempre suas estratégias. O que você jamais deve fazer é se limitar a repetir - sem nenhum esforço de criação - as ações dos seus competidores.

2. Controle as despesas

Não se iluda com a ideia de que o seu negócio é promissor ou de que você tem muitos gastos iniciais com ele. Otimismo e investimento são imprescindíveis, mas não devem servir de justificativa para despesas supérfluas.

Mantenha "os pés no chão" estando sempre ciente do tempo de vida da sua startup em função do capital que você tem. Para isso, faça um cálculo dividindo o montante que você possui pela taxa de gastos mensais do seu negócio.

4. Foque em qualidade, não em quantidade

Os consumidores compram de negócios pequenos pelo valor que neles encontram. Portanto, seja original ao criar o seu produto e transparente ao elaborar a sua comunicação para oferecer diferenciação e relacionamento como valor aos seus clientes.

5. Crie relacionamento nas redes sociais

A interatividade das mídias sociais permite que pequenos negócios se comuniquem com seus clientes de maneira a transformá-los num time de entusiastas - ou numa "equipe virtual de vendas".

Por isso, preocupe-se em responder às pessoas que interagem com você e envolva formadores de opinião, como blogueiros lidos pelos seus consumidores ou ainda usuários influentes com grande número de seguidores.

Esses são os nossos conselhos para você começar - e continuar - um negócio bem-sucedido. Até a nossa próxima publicação!