3 pontos importantes sobre automação de marketing digital

marketing-automation.png

A automação de marketing digital, a nosso ver, é uma aplicação que só traz ganhos para as empresas, tais como aperfeiçoar a criação e gestão de campanhas, atrair e qualificar mais leads e reduzir o custo de aquisição por cliente. Apesar disso, esses são grandes benefícios de que as empresas podem estar abrindo mão por não se atentarem a alguns pontos importantes. Confira:

1. Automação de marketing digital não se limita a grandes empresas

Esqueça a ideia de que automação de marketing é somente para empresas grandes. Como se sabe, os negócios menores são justamente os que contam com menos recursos e pessoas em suas equipes de marketing e vendas.

Com isso, é preciso buscar soluções que tornem a equipe mais produtiva. É exatamente nesse cenário que as empresas tiram o maior proveito das ferramentas de automação, que permitem aproveitar melhor os recursos disponíveis e tornar os processos de funil comercial escaláveis.

2. Automação de marketing digital precisa estar alinhada à régua de relacionamento

A régua de relacionamento consiste nas etapas definidas para a comunicação com um lead durante todo o funil comercial, ou seja, desde o cadastro até o pós-venda. Se bem definida, a régua de relacionamento impacta muito positivamente o engajamento e as vendas.

Após identificar os melhores canais de comunicação, é necessário criar um fluxo automatizado de interações com o lead em todo o funil de vendas com o objetivo de criar relacionamento e tornar o processo de compra cada vez mais eficiente.

Um ponto de atenção: esse é um processo contínuo, que permite obter dados consolidados para realizar um controle em relação às ações bem-sucedidas e as que requerem adaptações. Inclusive, esse controle mostrará que o processo não é linear, ou seja, os leads têm interesses e aprendizados diferentes e, assim, não avançam no funil comercial da mesma maneira.

3. Automação de marketing digital não substitui estratégia e pessoas

O papel da automação de marketing é aperfeiçoar e aumentar a escala dos processos que envolvem o seu funil comercial. Isso que dizer que o relacionamento continua sendo um trabalho alinhado à estratégia de vendas e desenvolvido por pessoas.

Nesse sentido, o conhecimento de cada profissional sobre a realidade da empresa deve prevalecer a tecnologia, pois é o que mais importa. Portanto, use esse conhecimento e experiência para criar e revisar toda a estratégia e lembre-se de que o processo não pode acontecer sem a atuação de um vendedor.

Em breve, falaremos sobre algumas aplicações da automação de marketing digital. Até a próxima publicação!