4 aspectos fundamentais para negócios online

negocio_online.jpg

Não é novidade que os modelos de negócios mais tradicionais estão sendo desafiados pelos modelos de negócios online - e esse é um cenário que exige atenção tanto daqueles que estão começando um negócio do zero no mundo virtual quanto daqueles que pretendem levar um negócio offline para a internet.

Ao escolher a web como local para o seu negócio, você deve se preocupar em planejar o marketing, implantar uma tecnologia adequada, disponibilizar formas de pagamento e oferecer um sistema de logística efetivo, entre outros aspectos. Confira 4 itens fundamentais para negócios online:

1. Pesquisa de mercado e plano de negócios

Para identificar uma oportunidade de negócio online, estude o mercado, observe os concorrentes, liste os fornecedores e identifique um nicho de clientes que você é capaz de atender bem. Todas as informações que você levantar sobre o mercado, o público-alvo, os custos e outros aspectos deverão compor o seu plano de negócios.

2. Marketing e comunicação

Evidentemente, como parte da estratégia de um negócio online, você deve criar um site ou loja virtual otimizada para expor seus produtos e serviços. Além disso, também pode ser interessante utilizar sites de compras coletivas, principalmente no início, para promover sua marca. Como publicidade, não se discute que as ações com foco nas ferramentas de busca, que inclui links patrocinados e SEO, são opções obrigatórias.

3. Pagamento e logística

Como formas de pagamento oferecidas, você pode optar por cartão de crédito, boleto bancário, transferência e facilitadores como PayPal e PagSeguro. Se você vende produtos, o serviço dos Correios pode ser a principal forma de entrega, mas também é recomendado dispor de outras alternativas de logística para reduzir possíveis custos e riscos de atraso em determinados períodos.

4. Atendimento

Oferecer um canal de atendimento ao consumidor é fundamental, pois é praticamente o único contato humano do cliente no ambiente virtual. Por isso, treine pessoas para atender bem, seja por telefone ou e-mail. Além disso, você também pode considerar utilizar outras formas de contato, como chat ao vivo incorporado ao seu site e até mesmo o WhatsApp (relembre os 5 motivos para você usar o WhatsApp no relacionamento com o seu cliente).

Até a nossa próxima publicação!