O preço de negligenciar o marketing digital

preco-marketing-digital.jpg

Em nossas leituras, encontramos um texto do W. Gabriel, publicado no jornal "O Povo", com o título "Empresário que não conhece marketing digital paga mais". A reflexão que esse texto trouxe nos pareceu tão interessante, que decidimos compartilhar algumas ideias com você. 

Em primeiro lugar, precisamos pensar: qual é a necessidade de marketing digital para as empresas? Muitas respostas são possíveis, muitas são óbvias, mas, no nosso cenário, uma certamente resume todas elas: o marketing digital é necessário para atender à mudança dos hábitos de comportamento e consumo dos brasileiros.

Com isso, o marketing digital começou a ganhar cada vez mais destaque por ser uma alternativa de menor custo, que possibilita um acompanhamento mais direto dos resultados e que envolve estratégias cujo foco principal é a construção de relacionamento.

O ponto da nossa discussão não são os empresários que ignoram o marketing digital em suas estratégias e simplesmente não o utilizam. Afinal, não resta dúvida que suas empresas já estão em desvantagem. A questão que estamos discutindo se refere às empresas até bastante familiarizadas com o marketing digital, mas cujos líderes negligenciam esse (não tão) novo viés do marketing.

Como diz W. Gabriel, "empresário que abandona o marketing digital simplesmente oferece à concorrência a oportunidade de liderar a mente do mercado. Se quem não é visto não é lembrado, melhor aparecer bem nos locais mais acessados". E entre esses locais estão, claro, o Google, as redes sociais, os blogs e também os veículos de notícias - que invadiram a internet nos últimos anos.

Porém, é negligente pensar que estar na internet é suficiente. Como complementa o autor que inspirou nosso texto, "ainda persiste um pensamento anacrônico de que os meios digitais são terra de ninguém e que até iniciantes sem esforço conseguem vitórias icônicas. Se visarmos a negócios, esse é um pensamento deveras míope".

Se o pensamento soa um tanto quanto meditativo, ele mesmo trata de explicar: "a engenharia por trás das empresas que mais lucram na internet mundial envolve criação de conteúdo especializado, desenvolvimento de plataformas tecnológicas avançadas e divulgação publicitária on-line muito bem arquitetada, além de relacionamento em rede com foco em resultados objetivos".

Portanto, não conhecer marketing digital e não se envolver com tais estratégias por pensar que já existe um profissional ou uma equipe responsável por isso na empresa é um erro. Marketing digital continua sendo marketing, e qualquer ação desviada de uma estratégia pode custar caro.

O artigo que nos inspirou começou com uma reflexão que nós preferimos usar para concluir as nossas ideias e lembrá-lo do preço da negligência de que falamos aqui: não conhecer marketing digital é como assinar um cheque em branco para qualquer um usar. Pense nisso!