Como as datas comemorativas impactam o seu e-commerce?

  • Posted on
  • by

atraso-resposta-ecommerce.jpg

Se é feriado ou dia comemorativo, os portais de e-commerce podem se preparar para receber um número ainda maior de visitas e manter uma performance adequada para suportar o volume de acessos.

Com o aumento do número de visitas desde os dias que antecedem feriados e datas comemorativas, muitos sistemas de e-commerce sofrem com falhas e atrasos em suas plataformas, que geram um impacto direto nas vendas. Afinal, pela nossa própria experiência como compradores, sabemos que qualquer sinal de instabilidade em uma loja virtual pode levar o consumidor a desistir de uma compra e procurar um site concorrente.

Um levantamento do ano passado feito pela Dynatrace, empresa que atua no gerenciamento do desempenho de aplicações digitais, mediu o tempo de resposta de plataformas de e-commerce e websites brasileiros no Dia das Mães, Dia dos Namorados e Corpus Christi.

O resultado? Em todas elas, o tempo de resposta das páginas aumentou consideravelmente. Para se ter uma ideia, no Dia dos Namorados, data que se aproxima, o tempo médio de resposta das páginas de e-commerce saltou de 7 para 21,4 segundos, havendo casos com altas de até 54,4 segundos de espera.

Um dado que demonstra a proporção do prejuízo causado pelos atrasos no carregamento dos sites é o resultado de um cálculo da Amazon, que revelou que um único segundo de atraso para cada visitante gera uma perda de US$ 1,6 bilhão ao longo de um ano.

Nesse sentido, é importante  que as empresas verifiquem o desempenho dos seus sites em todos os aspectos, desde a capacidade dos servidores até às políticas de segurança, já que qualquer atraso pode simplesmente fazer a empresa perder dinheiro.

No fim das contas, é preciso mesmo estar atento às tendências de comportamento do consumidor, que estão cada vez mais exigentes com o desempenho e a disponibilidade dos serviços. Assim, quando o assunto é e-commerce, também vale - e muito - priorizar uma estratégia voltada para sempre tornar a experiência dos usuários a melhor possível.