Como usar o Instagram como canal de vendas

  • Posted on
  • by
  • in

como-vender-pelo-instagram.jpg

Sabemos que os usuários do Instagram seguem as marcas para conhecer os produtos. Aproveitando essa tendência de comportamento, por que não aproveitar a rede como um canal de vendas mais direto? Veja duas formas de fazer isso (e bem!):

Destacar a venda na foto

O Instagram é uma rede que reúne pessoas interessadas em ver fotos. Portanto, é exatamente nas imagens que você deverá mostrar que o produto está à venda. Ao comentar somente na legenda sobre a venda ou um desconto, corre-se o risco de que os seguidores rolem o feed para ver outras fotos sem notar o que está na legenda.

Por exemplo, inclua na foto detalhes como "compre com desconto " e uma imagem atraente do produto e use uma legenda curta com um link apropriado que leve à loja virtual. Como você deve saber, não é possível incluir URLs em que se pode clicar no feed de notícias do Instagram.

Utilizar um app de vendas no Instagram

Alguns aplicativos podem ser integrados ao Instagram para tornar a venda mais fácil para as marcas de todos os tamanhos. Uma plataforma brasileira principalmente para produtos de moda é o Shopgram, que surgiu da ideia de que os clientes pudessem curtir e logo comprar os produtos publicados.

O funcionamento é bastante interessante. Quando a foto de um produto com o selo "Compre no Shopgram" é curtida no Instagram do vendedor, o item já é automaticamente adicionado ao carrinho de compras que consta no site do Shopgram.

Se o lojista já tiver um relacionamento com o cliente, pode ainda enviar um link do produto já no checkout para o WhatsApp do comprador. Nesse contato, o consumidor terá acesso às fotos e a descrição do item, ao valor do frete e às opções de pagamento.

Além disso, os vendedores que utilizam a ferramenta têm acesso a um painel no site para controle de estoque e análise das vendas.  Pela utilização do serviço, o Shopgram cobra 2% sobre as transações.

Depois de todas essas ideias, queremos fazer uma ressalva: anuncie e venda no Instagram se for coerente com o seu posicionamento, mas não deixe de aproveitar os principais recursos da rede que é popularizar sua marca, criar relacionamento e reunir conteúdo gerado pelo usuário. Até a próxima publicação!