Três formas de estruturar o seu time de marketing digital

time-marketing-digital.jpg

Com a afirmação do marketing digital nas estratégias dos negócios, as equipes formadas por profissionais da área são cada vez mais requisitadas pelas empresas. Com isso, surge uma questão importante: como estruturar seu time de marketing digital?

Pensando nisso, listamos algumas formas que líderes escolheram para estruturar e integrar seus times de marketing digital. A matéria que inspirou o artigo de hoje é da britânica Econsultancy. Veja as ideias:

Time de marketing digital não dedicado

Há quem opine que um time exclusivo de marketing digital não é uma necessidade. Ao contrário, o mais interessante pode ser um grupo integrado por todas as áreas do marketing, no qual os especialistas de marketing digital atuam para viabilizar estratégias abrangentes para os canais digitais.

Essa é a abordagem preferida por Jane Newens, Head de Comunicações da Open University, instituição de ensino superior a distância, fundada e mantida pelo governo do Reino Unido. A justificativa dela para adotar essa configuração do time é o interesse em manter uma abordagem alinhada entre a experiência online e offline que é oferecida ao público.

Time de marketing digital dedicado, mas divido em duas linhas

Dependendo do perfil do negócio, você poderá manter uma equipe - mesmo que pequena - focada no digital, mas fragmentada em duas verticais. Esse é o formato pelo qual optou Vinne Schifferstein Vidal, Diretor de Global Category na Pearson.

Na empresa, uma parte do time está concentrada no marketing através dos canais digitais, enquanto a outra está voltada para a venda de produtos digitais. Entendeu a diferença? Existe um trabalho dedicado envolvendo o website e a comunicação com o público, mas ao mesmo tempo esforços que entendem que os canais podem não ser digitais, mas o produto sempre é.

Times de marketing digital dedicados e especialistas

Jack Swayne, Chief Strategy and Analytics Officer na iProspect, acha que o mundo digital está cada vez mais complexo e, por isso, prefere contar com um time orientado por três atributos: holístico, especialista e integrado.

Para ele, os pensadores holísticos trabalham em entender a forma pela qual as ações digitais influenciam o comportamento do consumidor, os especialistas em marketing atuam para converter essas percepções em ações, e dessa forma o time se integra. 

Evidentemente, o nível de dedicação e especialização se deve ao fato de que o negócio dessa empresa em si é marketing digital. Por isso, a preocupação em acompanhar as mudanças e gerar soluções à frente do tempo.

Esperamos que esses três exemplos possam ajudá-lo a estruturar seu time de marketing digital da forma mais coerente com o seu negócio e os resultados que você espera alcançar. Até a próxima!