As redes sociais deixaram o e-mail marketing para trás?

email-redes-sociais.jpg

 

Com a tendência do marketing de redes sociais tão forte nos dias de hoje, há quem questione se o e-mail marketing ainda é uma ferramenta eficaz. Esclarecer essa dúvida é simples. Apenas para começo de conversa, já pensou no tamanho da base de usuários de e-mail em todo o mundo?

Sim, a base é gigantesca! Enquanto as redes sociais são um ambiente de engajamento poderoso em alguns aspectos, o e-mail marketing é em outros. Veja dois pontos importantes sobre o potencial dessas duas plataformas:

E-mail tem maior base de usuários

Logo no começo, fizemos você refletir sobre o tamanho da base de usuários do e-mail. Já pensou que todas as pessoas inscritas numa rede social têm e-mail? E que há muitas que utilizam e-mail, mas não estão nas redes sociais? O e-mail tem aproximadamente 3 vezes o número de usuários do Facebook e Twitter juntos. São bilhões de pessoas acessando o e-mail.

Para os próximos anos, a tendência é que o alcance do e-mail cresça ainda mais. Um relatório do americano Radicati Group, previu que o número de contas de e-mail passaria de 4,1 bilhões em 2014 para 5,2 bilhões até o fim de 2018. Enquanto isso, a quantidade de usuários aumentaria de 2,5 bilhões para 2,8 bilhões. Mas não pense que o tráfego do e-mail é superior apenas em termos de quantidade.

E-mail gera tráfego mais qualificado

Em comparação com as redes sociais, o e-mail também gera tráfego mais qualificado. Afinal, o e-mail marketing alcança diretamente a sua audiência. Os leads que recebem seus e-mails, de uma forma ou de outra, escolheram recebê-los e esperam por conteúdos e ofertas personalizadas.

Ao contrário, as redes sociais são plataformas com muita distração para alcançar tantas conversões. Seu consumidor não está nas redes sociais para receber ofertas. Ele está lá para se relacionar e ver o conteúdo que conseguir captar sua atenção.

Com isso, nós acreditamos que as redes sociais definitivamente não deixaram o e-mail marketing para trás. A estratégia da sua empresa até pode funcionar sem ele, mas deixá-lo de lado significa perder chances diretas de conversão. Nosso conselho: aposte com força em ambos!

Até a próxima publicação!