4 segredos de CEOs para startups de sucesso

startup.jpg

 

Criar uma startup e fazer dela um sucesso é um desafio. Por isso, nós acreditamos que vale aprender com as experiências de quem fez as mais diversas empresas darem certo. Veja as lições de 4 CEOs para ajudar líderes de qualquer startup a transformar suas ideias em um negócios de sucesso:

1. Descubra algo que não funciona - Travis Kalanick, co-fundador e CEO da Uber

"A Uber não começou com grandes ambições, começou como resposta a uma questão simples". De fato, a ideia que deu origem à Uber surgiu quando Kalanick se viu diante de um problema supostamente simples: não conseguir um táxi em Paris.

Para Kalanick, o segredo das startups de sucesso está em solucionar problemas, tornando  a vida das pessoas mais simples e melhor.

2. Trabalhe duro - Marissa Meyer, CEO da Yahoo!

"Estar no escritório aos finais de semana é um grande indicador de sucesso, principalmente porque essas empresas não se tornam bem sucedidas do nada. Elas acontecem por conta de trabalho duro".

Para Marissa, é o trabalho árduo que diferencia as startups bem sucedidas das que fracassam.  E ela sabe bem do que fala. Em recente entrevista, Marissa, que foi a primeira engenheira mulher do Google, revelou que trabalhava uma média de 130 horas por semana na empresa.

3. Mas não concentre tudo em você - Jeff Immelt, CEO da GE

"Você precisa realmente evoluir para um estado de espírito em que consiga assumir responsabilidade somente pelas coisas que estão ao seu alcance. Se uma pessoa resolve carregar nos ombros todos os problemas do mundo, não terá muito futuro como CEO."

E o futuro do CEO diz muito sobre o destino de uma startup. Ao assumir responsabilidades demais, o líder corre o risco de descuidar da estratégia do negócio, do relacionamento com investidores e do acompanhamento do time.

4- Aprenda a vender e inspirar - Katie Fang, fundadora e CEO da SchooLinks

"CEO não é um cargo de trabalho, é um estilo de vida. A SchooLinks é minha primeira startup, e para mim ser CEO significou duas coisas: vender e inspirar."

Para Katie, como um CEO, "você vende a sua visão, vende você mesmo e a sua equipe para os investidores, o seu produto para o cliente e o futuro da sua empresa para os seus funcionários."

Gostou das dicas de hoje? Então leia também sobre como turbinar seu negócio digital com ajuda de terceiros. Até a próxima semana!