Como otimizar e-mails para dispositivos móveis?

  • Posted on
  • by
  • in

emails-mobile.jpeg

 

Cada vez mais pessoas abrem e-mails em smartphones e tablets. Para você ter uma ideia das proporções, o IBGE divulgou este ano que o acesso à internet pelo celular passou de 53% em 2013 para 80% em 2014. Imagine o tamanho dessa base hoje!

Se o seu e-mail tem bom conteúdo, mas o leitor clica numa imagem que não carrega ou se esforça para ler um texto que não se ajusta à tela do celular dele, você está desperdiçando oportunidades incríveis de conversão. Por esse motivo, veja algumas dicas para otimizar seus e-mails para dispositivos móveis:

1. Use um endereço confiável

Na verdade, antes mesmo de o leitor se deparar com uma imagem e um texto, ele precisa confiar no seu endereço para querer abrir o e-mail. Para aumentar as chances de que suas mensagens sejam abertas, certifique que o endereço de e-mail e o nome que aparece na mensagem são facilmente reconhecidos.

2. Crie títulos atraentes

Além do endereço de remetente exibido, o assunto é outro fator decisivo no momento de o destinatário decidir se abre a mensagem. Para atrair cliques dos leitores, use chamadas atraentes, curtas e objetivas.

3. Elabore um layout amigável

A fonte não pode ser muito pequena, e o conteúdo deve ser estruturado numa única coluna. Isso facilita a leitura numa tela reduzida, que quase sempre é feita de baixo para cima, por meio de scroll. Além disso, botões de call-to-action devem ter um tamanho razoável, considerando que os toques nos dispositivos móveis são menos precisos do que os de um mouse.

4. Redija textos objetivos

Por fim, lembre-se de que as mensagens destinadas a dispositivos móveis devem ir direto ao ponto. Dessa forma, tomando menos tempo do leitor, você tem mais chances de atrair o foco dele para executar a ação que você planejou com o e-mail marketing.

Você também pode gostar de ler sobre como aproveitar o valor da mobilidade para o seu cliente. Até a próxima publicação!