Como alinhar marketing digital e tradicional?

marketing-tradicional-marketing-digital.jpg

 

Tanto as mídias orientadas para o marketing tradicional quanto as mídias de marketing digital tomaram maiores proporções em todo o mundo nos últimos anos. Para Philip Kotler, um dos maiores nomes da área, marketing digital e marketing tradicional devem caminhar juntos.

Sabemos que as novas tecnologias da comunicação promovem grandes transformações na sociedade. Por isso, não se trata apenas de uma questão de usar os meios digitais. Veja o que considerar:

1. Foque no consumidor

Toda a comunicação deve ser planejada de modo a sempre criar, difundir e agregar valor à marca para o seu cliente. Todas as campanhas devem reforçar ações concretas que promovam a satisfação dos clientes e as indicações que eles podem fazer. Lembre-se sempre do poder das reviews!

2. Use as mídias com inteligência

Apenas usar mídias digitais não é suficiente, é necessário aprender a mensurar o valor de cada uma delas. Kotler afirma que a oportunidade está em aperfeiçoar o uso desses recursos sem deixar de lado outras áreas em evolução, como o neuromarketing, que permite analisar a atividade cerebral de consumidores diante das formas de comunicação praticadas pelas marcas.

3. Invista em marketing digital e tradicional

Como você já deve ter percebido, marketing digital e tradicional podem ser combinados. Kotler recomenda usar as mídias tradicionais para que o público conheça sua marca ou produto e as mídias digitais para promover um engajamento individual. Por essa razão, pense em dividir os investimentos em ambas formas de marketing. Nós achamos válido!

Para terminar, ficamos com um princípio importantíssimo de Kotler: "a ideia central [do marketing] é melhorar a vida dos consumidores, não apenas vender algo para eles. Marketing é muito mais do que saber usar técnicas de pesquisa e de promoção." Até a próxima publicação!