Por que falta maturidade de marketing digital?

maturidade-marketing-digital.jpg

A pesquisa "Digital Marketing Maturity: The Results Are In", divulgada pela Progress Sitefinity, entrevistou mais de 700 profissionais de marketing de vários segmentos. Os resultados mostram que as empresas ainda precisam amadurecer quando se trata de marketing digital. O porquê disso você confere a seguir.

Para começar, a que é "maturidade de marketing digital"?

A pesquisa não considera uma definição subjetiva de "maturidade em marketing digital". Ao contrário, leva em conta que o nível de maturidade do marketing digital nas empresas é indicado pelo grau de alinhamento entre tecnologia e processos que as organizações têm para analisar dados de interação com o cliente de maneira centralizada.

Logo, por que falta maturidade ao marketing digital das empresas?

1. As empresas ainda dependem muito de processos manuais

A pesquisa mostra que 80 % das empresas ainda precisam de processos manuais para fazer seus sistemas funcionarem corretamente. E isso nada mais é que resultado do problema seguinte.

2. Os sistemas não estão integrados

Apenas 56% das empresas têm somente alguns ou nenhum de seus sistemas de marketing integrados. Enquanto 63% dos entrevistados apontaram ter dois ou três sistemas integrados num processo descontínuo, 60% alegaram ter a mesma quantidade integrada em tempo real.

3. Ainda há empresas alheias a analytics e Big Data

Dos participantes da pesquisa, 69% afirmaram usar analytics de forma totalmente integrada, com acesso aos dados num mesmo ambiente. Enquanto isso, 87% disseram usar Big Data e analytics para aumentar conversões.

4. As empresas recusam uma transformação digital

Das empresas participantes, 62% descartam a necessidade de se transformar digitalmente. Para a pesquisa, esse é um ponto que merece atenção. Afinal, são os sistemas interligados que permitem orquestrar o funcionamento do negócio, com menos gargalos e maior integração, precisão e produtividade.

5. Diversos setores mostram esses resultados

Um dos pontos que tornam a pesquisa interessante é a diversidade do público entrevistado. Participaram do estudo profissionais de marketing de manufatura (20%), serviços financeiros (13%), varejo (13%), tecnologia (11%), serviços (10%) e saúde (7%). Os demais atuam em telecomunicações, hotelaria, energia e serviços públicos, organizações não governamentais e transporte.

Quanto à localização das empresas, 77% são da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), 20% da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e 3% da Ásia-Pacífico.

Ao expor todos esses pontos, queremos mostrar que a chave para transformar o marketing e a experiência do cliente é justamente a evolução das tecnologias.

Sem dúvida, otimizar, integrar e automatizar processos e sistemas de marketing é o caminho para as empresas criarem uma plataforma consistente para analisar dados e gerar conversões. Até a próxima publicação!