Como a percepção do preço impacta a satisfação do cliente?

satisfacao-cliente-preco.png

Já parou para pensar que a forma pela qual o seu cliente percebe o preço do seu produto ou serviço pode influenciar o nível de satisfação dele? Sim, isso acontece.

A percepção do preço é a maneira pela qual o consumidor entende o preço de um produto ou serviço ao relacionar o preço pago e o valor percebido. E quando falamos de valor, você sabe que existem muitas variáveis relacionadas.

Pensando nisso, vamos mostrar quais fatores influenciam a percepção do preço e como você pode agir sobre ela para elevar a satisfação dos seus prospects:

Saiba o que influencia a percepção do preço

Como acabamos de dizer, vários fatores influenciam o valor percebido. Temos aspectos práticos, como: o preço do produto em si, a variedade de opções e a distribuição. Por outro lado, temos:

  • Os descontos e os programas de fidelidade, que atraem a atenção do consumidor e estimulam a compra, além de proporcionar vantagens e ofertas personalizadas;

  • A comunicação, que cria a imagem do produto, ao longo do tempo;

  • A experiência de compra, aprimorada, entre tantos outros detalhes, com atendimento especializado, entrega em domicílio, loja agradável e acessível - seja física ou virtual.

 

Conheça a relação entre a percepção do preço e a satisfação do cliente

Os consumidores irão sempre colocar na balança o que entregam - dinheiro e tempo - e o que recebem - produto e experiência de compra. Seja qual for o produto ou serviço, a relação feita é sempre essa.

Dessa forma, dificilmente um cliente se sente satisfeito se achar que pagou caro por um produto, ou seja, se pagou um preço que ele considera maior que o valor que o item agrega. Concorda?

Por isso, a  percepção do preço tem uma relação grande com a satisfação dos clientes e, assim, também com o relacionamento e a fidelidade no longo prazo.

Até a nossa próxima publicação!