Como aumentar conversões com SMS marketing?

  • Posted on
  • by
  • in

sms-marketing-conversoes.jpg

Nada menos que 168 milhões de smartphones estão em uso no Brasil hoje. Isso sem contar os celulares comuns, que ficam de fora dessa estimativa feita pela FGV para o mês de maio deste ano.

Esses números por si só já sugerem um potencial enorme a ser explorado. Apesar disso, muitas empresas brasileiras parecem não ter se dado conta do poder dos celulares como canal de comunicação.

Veja em nosso post de hoje como utilizar a mais essencial das tecnologias mobile para gerar engajamento e ampliar vendas com o SMS marketing:

Por que usar SMS?

Primeiro, vamos entender melhor o potencial do SMS marketing em melhorar a comunicação da sua marca e gerar conversões. Por ser um recurso que não se restringe aos smartphones ou à conexão com a internet, o alcance é imenso.

Para você ter uma ideia dessa abrangência, o SMS tem taxa de abertura de 98% e índice de resposta de 26%, enquanto o e-mail registra taxa de abertura de 22% e índice de resposta de apenas 5%, aponta pesquisa da Frost & Sullivan, citada por Rafael Barin em seu artigo publicado na Bit Magazine.

Como usar?

1. Crie um planejamento  

Toda comunicação com o consumidor deve ser o resultado de um planejamento de mídia consistente, com foco em conteúdo personalizado e adaptado ao canal.

2. Adapte o conteúdo ao canal

No caso do SMS, os resultados são melhores quando a comunicação segue algumas premissas. As mais fundamentais são:
 
  • Utilizar mensagens curtas
  • Identificar a marca de forma clara
  • Usar uma linguagem simples 

Com isso, ao abrir seu SMS, seu cliente já lê e entende a sua mensagem.

3. Customize o conteúdo para as etapas do funil

Não importa se o seu foco é em venda ou relacionamento, o SMS permite as duas abordagens ao consumidor conforme a etapa em que se encontra no funil de vendas.

Se o seu foco em determinado grupo de leads é o relacionamento, envie mensagens de agradecimento pela fidelidade do cliente à sua empresa, lembre datas comemorativas, comunique os eventos promovidos pela sua marca e ofereça um espaço para feedback. Conduzidas de forma espontânea e moderada, essas ações estreitam o relacionamento com o cliente e podem atrair a preferência dele no ato da compra.

Se o seu foco é a venda no curto prazo, envie mensagens com promoções, descontos e novidades sobre produtos e serviços. A frequência dessas mensagens, claro, deve seguir um planejamento da campanha de SMS marketing. Afinal, mensagens repetidas e com frequência muito elevada proporcionam o efeito oposto da estratégia.

Acreditamos fortemente que o mobile é um canal que as marcas não devem ignorar. Hoje falamos sobre mais uma forma de utilizá-lo em suas estratégias de marketing e engajar seus clientes. Para ter ainda mais ideias, leia sobre como aproveitar o valor da mobilidade para o seu cliente. Até a nossa próxima publicação!