5 tendências de tecnologia por Steve Wozniak

tendencias-tecnologia-RA.jpeg

Você já parou para pensar nas tendências fortes de tecnologia nos próximos anos? Steve Wozniak, cofundador da Apple, levantou algumas dessas tendências em sua palestra na HSM Expo, realizada em novembro, em São Paulo. A publicação original é do portal PEGN. Confira:

1. Realidade aumentada

A tecnologia que integra imagens virtuais com visualizações do mundo real se tornou sucesso no mercado de jogos. Agora, dispositivos como os headsets criados por Sony e Facebook, por exemplo, deverão levar a realidade aumentada a outras áreas.

Wosniak afirma: "São muitas as aplicações. A minha preferida é a educação - com os headsets, os estudantes podem visitar lugares onde nunca estiveram".

2. Inteligência artificial

Dispositivos e aplicações que simulam a capacidade humana de raciocinar, tomar decisões e resolver problemas já existem em áreas como publicidade, e-commerce e finanças. Para Wozniak, a inteligência artificial em breve conquistará espaço também em outras áreas.

3. Machine learning

Nessa disciplina dentro da inteligência artificial, o objetivo é tornar os computadores aptos a tomar decisões com base em dados complexos, sem que tenham sido explicitamente programados para isso.

O que Wozniak diz reflete as expectativas de muitos usuários hoje: "Eu quero que as máquinas sejam capazes de me entender como um ser humano faria. Quero ter um assistente pessoal que antecipe o que eu quero ou preciso. Sinto que estamos cada vez mais próximos disso."

4. Fintechs

A tendência trazida por algumas startups que desafiam os tradicionais e grandes bancos está só começando, segundo Wozniak. "Veja bem, economia é a chave. Se você cria negócios que ajudam as pessoas a ganhar mais ou gastar menos, o mercado é seu."

5. Carros elétricos

Wozniak acredita que, no futuro, todos os veículos serão elétricos e compartilhados. Para ele, isso contribuirá para reduzir a poluição e o desperdício. Outro argumento dele para essa tendência é simples, mas tem força: com menos veículos, o trânsito e também a qualidade de vida das pessoas melhoram.

Até a próxima publicação!