O que esperar dos chatbots?

 

facebook-messenger-chatbot.png

Faz alguns dias, falamos das tendências de tecnologia que o Steve Wozniak, o cofundador da Apple, considera como umas das mais promissoras para os próximos anos. E entre elas, há uma especialmente interessante: a inteligência artificial - também conhecida como AI.

Se muitas áreas só deverão experimentar as novidades da AI no futuro, a publicidade online e o e-commerce já tiram proveito dessa tecnologia que simula a capacidade humana de pensar e tomar decisões. Um exemplo que está se tornando muito popular são os chatbots. Continue lendo:

O que são os chatbots?

No contexto dos chats, os bots (diminutivo de robot, robô em inglês) são softwares de respostas automáticas. Isso mesmo, são programas de computador que tentam interagir assim como um ser humano faria. O objetivo ideal é responder a perguntas de modo que as pessoas pensem estar interagindo com outra pessoa, não com um sistema.

Acostume-se com os chatbots

Como estávamos dizendo, os chatbots já fazem parte da realidade da publicidade online e do e-commerce. E as novidades não param de surgir nessas áreas.  No Brasil mesmo, nós temos um case recente muito bacana. A iniciativa é do ShopFácil.com, uma empresa do grupo Bradesco, em parceria com a Visa.

No Facebook Messenger, fale com um chatbot

A empresa escolheu o período mais movimentado do comércio eletrônico, a semana da Black Friday, para lançar o Facebook Messenger como mais um canal do seu e-commerce. Com a ação, o ShopFácil.com foi pioneiro ao tornar possível a compra de produtos por meio de um chatbot no Messenger do Facebook.

Para comprar dessa forma, o usuário só precisa procurar por ShopFácil.com no Messenger (m.me/ShopFacil), clicar para iniciar a conversa e escolher um personal shopper, que irá ajudá-lo na escolha e compra dos produtos. Se preferir conversar com um atendente humano, o usuário ainda conta com a opção "Alternar entre humano e robô".

O que mais esperar dos chatbots?

Para o ShopFácil.com, esse é só o começo. A empresa acredita que os bots são uma das tecnologias que irão revolucionar a interação entre as pessoas e as marcas. Isso porque à medida que o robô aprende com as preferências dos usuários, o atendimento tende a ser cada vez assertivo.

A superintendente do ShopFácil.com, Carla Mita, aposta na tendência de que os clientes possam comprar qualquer produto, interagindo apenas com o robô, sem ter que abrir um aplicativo ou uma página web. É, se as coisas seguirem assim, a inteligência artificial dos chatbots irão mesmo transformar o relacionamento e o consumo.

No começo do post, nós falamos que a inteligência artificial é uma das apostas de tecnologias do Steven Wozniak. Quer saber quais são as outras tendências transformadoras em que ele acredita? Então clique aqui e leia o artigo.

Até a nossa próxima publicação!