Como converter visitantes que procrastinam

  • Posted on
  • by
  • in

steinar-engeland-128831 (1).jpg

A procrastinação é uma condição do comportamento humano. Sim, mas o que isso tem a ver com e-commerce e os seus compradores? O que acontece é que as pessoas procrastinadoras tendem a ser consumidores que pensam demais para fazer uma compra. E, se você não souber usar os estímulos certos, pode estar perdendo vendas por causa desse comprtamento dos seus visitantes.

Para Nicole Blanckenberg, a saída é criar um senso de urgência. Assim, os compradores que costumavam protelar uma compra tendem a tomar decisões de compra mais rápidas. Veja como usar o senso de urgência a favor do seu e-commerce e aumentar suas conversões:

1. Fuja do óbvio

Se o seu modelo de negócio não for baseado em iminência, como os sites de compra coletiva, você não terá bons resultados ao adotar uma estratégia banal de senso de urgência.

Usar "Última unidade restante" em todos os itens do seu e-commerce ou promover campanhas de vendas de fim de estoque todos os dias não são ações que vão convencer seus visitantes procrastinadores. Pior que isso, podem até gerar descrédito na sua base inteira de clientes.

2. Crie um drama

Seja lá o que for, as pessoas não gostam da sensação de perder algo. E é possível se valer disso com chamadas do tipo "seu tempo está acabando", "termina hoje" e "corra", inseridas em anúncios convincentes.

Para comunicar que uma oferta está chegando ao fim, vale usar e-mail marketing, anúncios pagos e, claro, banners na home e nas seções do seu e-commerce.

3. Sugira uma competição

Uma prática que cria senso de urgência é mostrar ao visitante que há outros interessados naquela mesma oferta.

Muito comum nos sites de reservas de hotel, o aviso "X pessoas estão visualizando esta oferta agora" é um exemplo que torna a compra competitiva e estimula o comprador a tomar uma ação rápida.

4. Dê um sentido de escassez à oferta

Ao criar a percepção de que o seu produto é escasso, você o torna mais valioso e reforça a sensação de que o tempo está correndo.

Uma forma de fazer isso é mostrar a quantidade de itens em estoque, por exemplo, com o aviso "X itens restantes no estoque", quando o cliente já chegou ao checkout.

5. Mostre a contagem regressiva

Quer uma forma de deixar bem claro que o tempo está acabando? Mostre a contagem regressiva de uma oferta!

Quando se tratar de uma ação que envolva muitas ofertas do seu e-commerce, você pode exibir o contador na parte superior do site. Mas se cada oferta tem um limite diferente, uma opção é mostrar o contador logo abaixo do preço.

Gostou das dicas de hoje? Então você também pode gostar de ler nosso post sobre como influenciar a decisão de compra do consumidor. Continue acompanhando nosso blog!