Conheça o Collection, o novo formato de anúncio do Facebook

 facebook-collection.png

O mais novo formato de anúncio do Facebook foi anunciado na última quinta-feira, 23, com a promessa de contar a história do produto de forma mais visual. Trata-se do Facebook Collection, um modelo que demonstra grande foco na experiência do usuário.

Com o lançamento, o Facebook promete mais rapidez no carregamento dos anúncios, especialmente em dispositivos móveis, e aposta na inspiração visual como forma de atrair potenciais consumidores. Saiba mais sobre o Facebook Collection:

Por que o novo formato?

A rede de Mark Zuckerberg justifica o Facebook Collection com dados de duas pesquisas.

A primeira foi realizada pela Nielsen, em outubro de 2016, e mostrou que aproximadamente um terço dos consumidores fecharam uma compra via mobile e que mais da metade usa o smartphone ou tablet para comparar preços e buscar informações sobre produtos.

O segundo estudo é uma pesquisa da Brightcove encomendada à Vanson Bourne, de novembro de 2016, que mostrou que três em cada quatro consumidores disseram que assistir a vídeos em redes sociais influencia o processo de decisão de compra.

Apesar dessa importância do mobile nas conversões, o Facebook reconheceu que as experiências nos dispositivos móveis ainda deixavam a desejar. Por exemplo, a demora no carregamento de vídeos e páginas mobile fazia com que visitantes desistissem da compra.

Foi para mudar isso que a rede criou o Collection. O novo formato de anúncio promete uma experiência fluida, com carregamento rápido do conteúdo principalmente no smartphone e com inspiração visual para clientes em potencial.

Como vai funcionar?

Os usuários que clicarem no anúncio serão direcionados imediatamente para uma experiência de imersão em tela cheia, no próprio Facebook, que mostrará até 50 produtos. Ao selecionar um dos produtos, a pessoa será direcionada a uma página com detalhes do item no site da empresa ou em um aplicativo de compra. Com isso, a empresa acredita aumentar o interesse de clientes em potencial e as chances de compra ao apresentar um vídeo.

Quem já está usando?

Adidas e Tommy Hilfiger já aderiram ao novo formato de anúncio para gerar vendas.

Veja o que diz Rebecca Watts, Especialista Sênior em Marketing de Desempenho da Adidas, sobre o Facebook Collection:

"Este novo formato de anúncio era o que precisávamos para introduzir novos produtos e gerar vendas. Nós usamos o Collection para mostrar um vídeo destacando os recursos do moletom com capuz Z.N.E. Road Trip. As pessoas que tocaram no anúncio foram direcionadas imediatamente para uma experiência de compras em tela cheia, que incluía produtos complementares da Adidas para completar o visual. A coleção tem recursos de cross-sell incríveis, e por isso vamos explorar este novo formato outras vezes para estimular e aumentar as vendas."

Já Avery Baker, Diretor de Marca da Tommy Hilfiger, disse que os resultados excederam as expectativas, gerando um aumento do ROI acima dos 200%.

E você, o que achou do Facebook Collection? Continue acompanhando nosso blog!